UFC 268: O que esperar da revanche entre Rose Namajunas e Zhang Weili
4 min read
Rose Namajunas e Weili Zhang se encararam sob os olhares da atriz Halle Berry. Créditos: Jeff Bottari/Zuffa LLC ©
No coevento principal do UFC 268, Zhang Weili enfrenta Rose Namajunas na revanche pelo cinturão do peso-palha
UFC 268 promete! O Madison Square Garden, em Nova Iorque, não somente recebe Kamaru Usman defendendo seu título dos meio-médios, novamente, contra Colby Covington, como também Rose Namajunas e Weili Zhang lutam pelo cinturão do peso-palha feminino (52 kg). A americana, atual campeão da categoria, conquistou a honraria máxima da organização ao derrotar Zhang em abril deste ano.

UFC 261
Em abril, Zhang Weili era a campeã da categoria. Anteriormente, enfrentou Joanna Jędrzejczyk em um duelo fortíssimo de cinco rounds. Saiu vitoriosa por decisão dividida. Rose, a desafiante na época, vinha embalada por uma vitória (também por decisão dividida) sobre Jéssica “Bate-Estaca”.
No UFC 261, Namajunas surpreendeu logo no início com um belíssimo chute alto. O golpe explodiu no rosto da chinesa, que caiu. A norte-americana ainda soltou outros socos antes do árbitro interromper a luta. Nocaute com pouco mais de 1 minutos do primeiro round.

ROSE NAMAJUNAS
“The Thug” foi finalista do TUF, em 2014, perdendo para Carla Esparza. 3 anos mais tarde, conquistou o cinturão do UFC quando nocauteou Joanna Jędrzejczyk (atualmente fora do ranking), mas o perdendo no ano seguinte para a brasileira Jéssica “Bate-Estaca” Andrade. No cartel são 11 vitórias e quatro derrotas. Dos triunfos, seis são por submissão. Em comparação à chinesa, Namajunas é mais nova, um pouco mais alta e com mais envergadura.

ZHANG WEILI
A primeira chinesa campeã do Ultimate chegou ao topo em 2019 quando derrotou Jéssica “Bate-Estaca”. Em 2020, defendeu seu cinturão contra Joanna Jędrzejczyk, naquela que foi considerada a melhor luta do ano, e sendo nocauteada pela Namajunas em abril de 2021. No cartel profissional, a “Magnum” tem 22 vitórias e apenas 2 revés. Especialista em Muay Thai, Zhang mudou-se para os Estados Unidos após a derrota para Rose. Desde então, na equipe Fight Ready, com sede no Arizona, a lutadora tem sido assistida pelo ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) do UFC, o wrestler Henry Cejudo.

A ENCARADA
Halle Berry roubou o cena durante a pesagem do coevento principal. A atriz assumiu o lugar de Dana White no intermédio da encarada oficial. Berry é a estrela principal (e também diretora) do filme “Ferida” (Bruised), da Netflix. No longa, a atriz encarna Jackie Justice, uma lutadora de MMA fracassada, que precisa retomar a carreira e recuperar o prestígio perdido no esporte. Para as filmagens, a atriz de 53 anos se preparou com a brasileira campeã de MMA, Cris Cyborg.
O QUE ESPERAR?
Em primeiro lugar, um lutão, com certeza. Dana White, recentemente, colocou as duas lutadoras entre as quatro mais “malvadas” da história do UFC. As outras duas, segundo o mandatário, são nada mais nada menos que Amanda Nunes e Valentina Shevchenko. Tudo pode acontecer. Rose não quer perder seu cinturão novamente e seu poder de strike evoluiu de maneira considerável. Weili quer se redimir da última derrota (que interrompeu suas 5 vitórias consecutivas no Ultimate – estava invicta na organização), trabalhando melhor o grappling. Nas casas de apostas, cotação igual! Palpite de luta equilibradíssima. Entre os fãs, Namajunas aparece como favorita.
No caso de vitória da americana, a gaúcha Marina Rodriguez (atual número 3 do ranking) entra nas prioridades na lista de desafiantes (atrás penas de Carla Esparza). Caso vença a chinesa, estaríamos diante de uma possível trilogia Namajunas x Weili, o que embaraça ainda mais a categoria, já o peso-palha não tem uma campeã dominante desde que Joanna Jędrzejczyk perdeu o título para a própria Namajunas, em 2017, após 5 defesas bem-sucedidas. ★
O MELHOR DO UFC ESTÁ NO @SPARTATIKA! SIGA! 👊🏼