SheBelieves Cup: Estados Unidos campeão pela terceira vez consecutiva
3 min read
Seleção americana feminina de futebol celebra a conquista da SheBelieves Cup 2022. Créditos: USWNT via Twitter ©
Com duas vitórias e um empate, seleção americana se sagra campeã pela quinta vez (terceira consecutiva e segunda em seguida sem sofrer gols). Confira a trajetória jogo a jogo!
JOGO 1: ESTADOS UNIDOS 0 x 0 REPÚBLICA TCHECA
A USWNT começou 2022 e a campanha no torneio amistoso internacional amargurando um empate sem gols contra a República Tcheca. Apesar das boas chances criadas principalmente pelas meio-campo Rose Lavelle e por Catarina Macario (jogando como a atacante de centro), o time não conseguiu abrir o placar também em função da boa atuação da goleira tcheca Barbora Votíková (candidata a MVP).
Enquanto a zagueira veterana Becky Sauerbrunn se tornou a 12ª jogadora a alcançar a marca de 200 jogos pela seleção americana, Trinity Rodman sagrou-se a quarta estrear pela USWNT ainda adolescente (19 anos) desde 2010. As outras são ninguém menos que Lindsey Horan, Mallory Pugh e Tierna Davidson. Com o empate, a equipe aumentou a invencibilidade em casa para 63 jogos.
JOGO 2: ESTADOS UNIDOS 5 x 0 NOVA ZELÂNDIA
Seleção derrotou a Nova Zelândia por 5-0 na segunda rodada e o jogo contou com um hat-trick inusitado: de gols contra! Decididamente, não era o dia da neozelandesa Meikayla Moore. A zagueira vacilou o cedeu os três primeiros gols do jogo para as americanas, fato inédito na história da USWNT. Os dois primeiros gols, aos cinco e seis minutos, tornaram-se os gols mais rápidos dos EUA na história da SheBelieves Cup, ambos quebrando o recorde anterior estabelecido por Megan Rapinoe em 2020, quando ela marcou contra o Japão no sétimo minuto.
Ashley Hatch marcou o quarto. Com este, a atacante chega ao seu terceiro gol nos três últimos jogos disputados (de cinco no total). É a melhor estreia desde 2013 quando Christen Press marcou quatro em quatro jogos. Até aqui, chama atenção a agilidade e rapidez para definir de Hatch: 24 segundos, 3 e 5 minutos foram os tempos necessários para a californiana balançar a rede. Mal Pugh desencantou (último gol pela seleção foi em 2019) e fechou o placar da noite.
JOGO 3: ESTADOS UNIDOS 5 x 0 ISLÂNDIA
USWNT derrotou a Islândia por 5-0, conquistando a SheBelieves Cup pela quinta vez (terceira consecutiva e segunda em seguida sem sofrer gols). Catarina Macario e Mallory Pugh comandaram a vitória para as donas da casa com dois gols cada uma. Kristie Mewis fez o último. Ashley Sanchez registrou suas duas primeiras assistências na carreira.
Pelo excelente desempenho ao longo da partida e do torneio, Macario foi nomeada “melhor do jogo” e MVP da SheBelieves Cup 2022. Aos 22 anos, Catarina é a jogadora mais jovem a receber tal honra.
A vitória sobre a Islândia aumenta a invencibilidade das americanas jogando em casa para 65 partidas consecutivas, sendo 17 seguidas sem sofrer gols (a maior sequência na história da seleção). O solo texano, em particular, tem encanto: agora são 30 vitórias em 30 jogos no estado da estrela solitária.
SIGA A @USWNTBRASIL E A @SHEBELIEVESCUP PARA MAIS ATUALIZAÇÕES